O processo de reabilitação do paciente com fissura lábio-palatinaé longo e deve acompanhar o crescimento craniofacial do indivíduo para que não haja sequelas, como crescimento ósseo inadequado.
A reabilitação compreende etapas terapêuticas de acordo com idade e crescimento, e envolve a atuação de diversas especialidades, composta por profissionais da cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia plástica, fonoaudiologia e ortodontia, especialidades consideradas o fundamentais na reabilitação das fissuras.
Na avaliação inicial são discutidas as condutas terapêuticas iniciais e realizado encaminhamento para exames e outros atendimentos, de acordo com a necessidade de cada caso.
Ou seja, embora haja um protocolo comum de etapas e condutas terapêuticas no tratamento da fissura labio-palatina, cada caso é único e analisado individualmente, pois a evolução do tratamento depende de vários fatores individuais.
O protocolo estabelece as épocas adequadas de cada intervenção, sempre respeitando o crescimento craniofacial e a maturidade fisiológica do paciente. No total, o tratamento leva de 16 a 20 anos para se completar.
O tratamento inicia nos primeiros três meses após o nascimento, com a cirurgia do lábio, prosseguindo com o fechamento do palato por volta dos 18 meses, seguindo posteriormente com as demais fases, conforme exige cada caso.
Pacientes ainda na adolescência podem necessitar de enxerto ósseo na fissura que existe no alvéolo e arco dentário. E na idade adulta os pacientes podem precisar de cirurgia ortognática e implantes dentários. Claro que tudo depende de cada caso concreto, pois os níveis de complexidade variam bastante.
Os pacientes adultos que não receberam tratamento adequado no início da infância, podem se submeter a tratamento também, porém alguns tipos de complicações relacionadas a procedimentos clínicos e cirúrgicos, aumentam com a idade.
obs: este texto é de propriedade exclusiva da Clínica de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, e sua reprodução parcial ou integral é proibida, sem o consentimento expresso da clínica.