Já pensou fazer sua cirurgia com conforto e segurança para retirar os dentes do siso, instalar implantes dentários e realizar qualquer outra cirurgia em ambiente ambulatorial sem se preocupar com o barulho do equipamento e do instrumental, sem ansiedade, fobias ou medo?
Você tem esta opção e tenha certeza que toda a ansiedade associada ao tratamento não vai incomodar você durante sua cirurgia.
Por se tratarem de procedimentos cirúrgicos invasivos, é bastante comum os pacientes ficarem ansiosos e com receio da dor. Mas fique tranquilo, pois a combinação de anestesia local associada à sedação endovenosa (EV) para cirurgias ambulatoriais é altamente segura e permite uma experiência confortável aos pacientes.
A Anestesia local interrompe a sensibilidade em uma região específica das terminações nervosas na cavidade bucal. O medicamento consegue inibir a passagem da sensação de dor para o cérebro de forma temporária. É aplicado de forma injetável em uma parte da boca, sem alterar o nível de consciência do paciente. Você fica acordado durante o procedimento, mas sem sentir dor. Nesta modalidade, a anestesia local é feita pelo cirurgião buco-maxilo-facial, geralmente no próprio consultório.
Com o objetivo de passar por estes procedimentos cirúrgicos ambulatoriais sem despertar fobias, ansiedade ou sensações ruins, existe a alternativa de combinar a anestesia local com a sedação endovenosa.
Com a sedação endovenosa, você passa pelaexperiência da cirurgia no consultório de forma mais tranquila. A cirurgia é realizada sob sedação consciente, administrada pelo anestesiologista, além da anestesia local feita pelo cirurgião buco-maxilo-facial. O sedativo é aplicado na veia do paciente e o anestesiologista monitora os sinais vitais, como frequência cardíaca, respiração, oxigenação do sangue e pressão arterial do paciente.
Nessa situação, realizada em ambiente ambulatorial (consultório) de maneira bastante segura, o paciente terá uma sensação de tranquilidade e sonolência, porém, sem perder completamente a consciência. O paciente consegue controlar sua respiração, seus reflexos de vias aéreas e seus movimentos. Uma grande porcentagem dos pacientes apresentará amnésia, ou seja, não lembrará do procedimento enquanto estava sob efeito da sedação.
A condição médica do paciente e a complexidade da cirurgia são fatores determinantes para o tipo de abordagem clínica de escolha. O cirurgião buco-maxilo-facial avaliará seu caso e conversará com você a respeito de quais opções seriam mais adequadas para seu caso.
As vantagens da sedação endovenosa incluem o maior conforto para o paciente durante a cirurgia, mais segurança devido ao monitoramento constante, mais fácil analgesia intra e pós-operatória e a presença do anestesiologista, deixando assim o cirurgião livre para se concentrar apenas na cirurgia.
obs: este texto é de propriedade exclusiva da Clínica de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, e sua reprodução parcial ou integral é proibida, sem o consentimento expresso da clínica.